Páginas

domingo, 2 de novembro de 2008

Vacinas para seu Amigos-Cães e Gatos


Os cachorros lactentes estão imunes perante os principais vírus e não necessitam de vacinas. Esta imunidade é dada pelo leite materno e cessa quando o cachorro deixa de mamar. Assim, a partir das 6 ou 12 semanas, conforme os casos, cabe ao dono assegurar a protecção do animal contra os principais vírus que atacam os cães. Para isso, basta levarem o animal ao veterinário e darem início ao plano de vacinação do cachorro.

É, sem dúvida, o cuidado mais importante tanto para o filhote como para o cão adulto. Os animais devem ser imunizados antes de começarem a freqüentar as ruas. Existem muitas doenças virais que podem acometer os cães e são causadoras de um grande número de mortes, principalmente nos filhotes.

O plano de vacinação deve ser iniciado quando o cão atinge as 8 semanas de vida. A vacinação abrange várias doenças: esgana, hepatite, parvovirose e leptospirose. Quando receber o cachorro certifique-se de que o animal tem as vacinas em dia. Caso isto não se verifique, leve-o ao veterinário para que possa ser vacinado. Às 12 semanas, cerca de 4 semanas depois, o cachorro deve levar um reforço com a mesma abrangência. A vacina da raiva é dada às 16 semanas. Para que a protecção do cão face aos vírus seja eficaz, deve seguir o plano de vacinação de reforço, anual ou bienal. Estes intervalos são apenas indicativos, uma vez que cabe ao veterinário estabelecer um plano de vacinação ajustado a cada animal.

Continue lendo





Vacinação gato ao longo da sua vida, os gatos podem attaper uma série de doenças contagiosas, especialmente se se concretizarem casa. Estas doenças podem afectar gravemente a sua saúde ou mesmo levar à sua morte. A vacinação é a sua única protecção. É eficiente, segura e sustentável.

A partir da idade de dois meses, os gatinhos já não estão protegidos por anticorpos da mãe. Mas esta é uma idade em que eles são particularmente sensíveis à doença. Após a aquisição de uma gata, é particularmente importante para ser vacinado por um veterinário. Ela deve receber duas injecções intervalos cerca de um mês para todas as doenças contra as quais você deseja proteger.

AS DOENÇAS E SEUS SINAIS


Panleucopenia - Provoca diarréia. No caso de filhotes, pode levar à morte por desidratação.


Rinotraqueíte - Tosse, espirro, secreção nasal e ocular são os sintomas mais comuns. Há risco de evoluir para pneumonia.


Calicivirose - Ataca a faringe e se manifesta por meio de feridas na língua. O animal fica prostrado e pára de comer.


Clamidiose - Trata-se de conjuntivite crônica que produz feridas e, nos casos mais graves, cegueira.


Leucemia - Causa imunodeficiência, ou seja, o animal fica vulnerável a outras infecções, muitas vezes fatais. São comuns perda de peso e feridas.


Raiva - Ataca o sistema neurológico, levando o animal à morte em apenas quatro dias.


VACINAS NO TEMPO CERTO


IDADE TIPO


A partir de 60 dias 1ª dose da vacina quádrupla ou da quíntupla
21 dias.


2ª dose da vacina quádrupla ou da quíntupla 21 dias mais tarde.


3ª dose da vacina quádrupla ou da quíntupla. A partir de 5 meses.


Dose única da vacina anti-rábica, isto é, contra a raiva.


Atenção: O reforço das vacinas deve ser anual (uma dose da anti-rábica e outra da quádrupla ou da quíntupla)

continue lendo

fontes: http://www.vidadecao.com.br

http://arcadenoe.sapo.pt

http://www.tarimziraat.com

http://www.territorioselvagem.org.br

http://saude.abril.com.br/edicoes/0273/bichos/conteudo_133438.shtml

Nenhum comentário: