Páginas

domingo, 2 de novembro de 2008

BASSET HOUND

As longas orelhas, o faro apurado e o pescoço forte, com algumas dobrinhas, tipificam o Basset Hound. Apesar da expressão aristocrática e inteligente, a pele é frouxa, o que faz com que, quando ele abaixe a cabeça, haja formação de "rugas", dando-lhe um olhar triste. Esta raça possui ossatura forte e sua altura varia entre 33 e 38 centímetros, podendo pesar entre 20 e 30 quilos. A pelagem é curta e lisa, mas não demasiadamente fina. Geralmente, os Bassets são tricolores (branco, preto e marrom) ou bicolor (branco e marrom ou preto e marrom). As patas são curtas e grossas e a cauda longa, afinada no final e curvada para cima.
A origem do Basset Hound, assim como a maioria das raças antigas, é bastante controversa. Segundo a hipótese mais aceita pelos criadores e historiadores, o Basset Hound originou-se na França, a partir do cruzamento de vários cães, entre eles o Basset D’Artois e da França exportada para a Inglaterra onde, a partir da introdução de cruzamentos com o Bloodhound e Beagles, adquiriu a coloração e a expressão característica da raça, com sua pele bem solta. Mas, apesar do nome comum, os cães nesta época ainda eram bastante diferentes entre si. Foi só em 1800, que dois criadores franceses conseguiram, finalmente, desenvolver linhas de sangue puras: Lane e Le Coulteux, sendo que esta última foi a que conquistou os criadores e caçadores na Inglaterra e nos EUA, sendo considerada como o padrão ideal para a raça.
Os Bassets foram desenvolvidos para a caça de animais de pêlo, como lebre, coelho e raposas e, a despeito do seu porte, eram reconhecidos pela persistência na busca e pelo faro apuradíssimo, o que lhe valeu o respeito dos caçadores em diversos países.
São cães que podem ou não caçar em matilhas formadas só por Basset ou mistas, mas foi como cão de companhia, em todo o mundo, que o Basset se consagrou e ganhou lugar de destaque pela expressão ‘triste’ dos olhos e das grandes orelhas pendentes.



continue lendo


fonte: http://www.saudeanimal.com.br







Nenhum comentário: