Páginas

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Dogue Alemão


São considerados antepassados do atual Dogue Alemão os antigos "Bullenbeisser" assim como os "Hatz-und-Saur,den" (cães usados na caça ao javali), que se situavam entre os poderosos mastiff ingleses e um cão de guarda ágil e rápido. O termo "Dogge" foi aplicado, a princípio a todos os cães grandes e fortes, que não pertenciam, necessariamente a uma raça em particular.
Mais tarde, foram uilizados nomes especiais, tais como "Ulmer Dogge", "Dogue Inglês", "Dinamarquês" definindo diferentes tipos de cães de acordo com a cor e tamanho. No ano de 1878 foi formado, em Berlin, um comitê composto por sete membros entre criadores e juízes de cães, sob a presidência do Dr. Bodinus. Este Comitê tomou a decisão de classificar todas as variedades mencionadas anteriormente dentro do conceite de "Deutsche Doggen" (Dogue Alemão).
Desta maneira, foi denominada a criação de uma raça independente. No ano de 1880, durante uma exposição realizada em Berlin, foi criado o primeiro Padrão para o Dogue Alemão. Desde então este padrão tem sido controlado pelo "Deutscher Doggen-Club 1888 e V" e alterado em alguma vezes através dos anos.A versão atual está em conformidade com os padrões da FCI (Federação Cinológica Internacional).
Dogue Alemão é um cão de guarda de porte gigante, elegante e ideal para crianças já que fazem movimentos inesperados. Defende o dono e a casa de qualquer ameaça. Por causa do seu tamanho, os possíveis intrusos nem chegam perto da casa.Pode alcançar 1,80 m apoiado sobre as patas traseiras e pesar mais de 70 kg. Com uma pelagem curta, não solta muitos pêlos e é fácil de ser escovado. As cores são preta, azul, dourada, tigrada e arlequim (branca com manchas pretas).

A raça ganhou fama através dos desenhos do Scooby Doo mas, as semelhanças entre o desenho e o animal ficam somente na aparência física. No temperamento, o Scooby Doo em nada lembra o "Apolo dos Cães". Segundo o criador do personagem, Iwao Takamoto, ele o fez exatamente como o oposto de um Dogue Alemão campeão. O personagem é medroso e assustado. O Dogue Alemão não. Ele sabe se impor quando necessário.

Nenhum comentário: