Páginas

terça-feira, 4 de novembro de 2008

SHIH TZU

Nome desta coisinha linda Lilica, a minha modelo preferida.
Há uma lenda que define o Shih Tzu como sendo o símbolo do amor impossível entre uma princesa chinesa e um mongol (povo predominante no Tibet). Segundo essa lenda, diante da impossibilidade de realizarem o casamento, o casal resolveu cruzar um legítimo representante da China (o Pequinês) com um de Lhasa (capital do Tibet), este seria o Lhasa Apso. Da união das raças surgiu o Shih Tzu, simbolizando tudo o que há de melhor nas duas culturas e o amor entre os dois povos.
A origem precisa do Shih Tzu é bastante longínqua e se perde em meio a lendas. O nome da raça provém do mandarim, dialeto chinês bastante antigo, e significa ‘cão leão’. Acredita-se que os primeiros exemplares da raça tenham sido presentes do Dalai Lama Tibetano ao imperador da China por volta de 1640. No entanto não se tem certeza, realmente, de quais raças contribuíram para seu desenvolvimento em solo chinês uma vez que eram criados praticamente isolados no palácio real.

Porte: Pequeno

Origem: China

Curiosidade: Na corte chinesa, o Shih Tzu era criado pelos eunucos, que competiam entre si para ver quem conseguia o melhor cão que, depois, seria dado ao imperador. Seu nome, em mandarim, significa "leão".

História
Como o Pequinês, o Shih Tzu surgiu no Oriente, sendo aperfeiçoado na China, onde foram os favoritos dos imperadores e do povo chinês, que admiravam muito seu focinho curto. Acredita-se que os primeiros exemplares da raça tenham sido presentes do Dalai Lama Tibetano ao imperador da China, por volta de 1640. A raça só foi oficialmente reconhecida internacionalmente em 1957.

Nenhum comentário: