Páginas

terça-feira, 4 de novembro de 2008

BERNESE MOUNTAIN DOG



A origem do Bernese Mountain Dog (conhecido também como Berner Sennenhund ou Bernese Cattle Dog) é bastante polêmica, uma vez que se trata de uma raça bastante antiga. As primeiras teorias davam como certa que a raça descendia do Dogue do Tibet, que teria sido introduzido na região durante a invasão romana há 2 mil anos.


Na Suíça onde se desenvolveu neste século, pastoreou e protegeu pequenos rebanhos de gado e de ovelhas, típicos das pequenas propriedades da região, e substituiu o cavalo, de manutenção bem mais dispendiosa, puxando pequenas carroças com lã e laticínios até o mercado. Da região de Dürrbach vem o primeiro nome conhecido da raça "Dürrbachler", onde esse cão, no século XVIII, era criado e vendido pela sua disposição ao trabalho e simplicidade de cuidar.


Afetuoso, leal, inteligente e obediente, o Bernese tem temperamento amoroso e não responde bem a tratamento violento. Por causa de seu tamanho, precisa de bastante espaço e exercícios diários, mas não muito intensos, como puxar crianças em carrinhos ou acompanhar seus donos em uma caminhada.


FICHA



Escolha do filhote: exija Atestado de Isenção de Displasia dos pais.


Cores: preto intenso com marcações tan (castanho).


Branco nos pés, no peito (de preferência em forma de cruz),


na ponta da cauda (desejável, não obrigatório) e


na cabeça (do focinho estendendo-se por entre os olhos).


Olhos: castanhos escuros.


Pelagem: fina. lisa, longa e levemente ondulada.


Orelhas: triangulares e pendentes.


Cauda: pendendo até o tornozelo.


Base: Padrão CBKC-1993.


Cuidados: Necessita de razoável espaço ao ar livre para exercita-se, não sendo indicado para viver em áreas pequenas. Sua pelagem, mesmo quando criado no campo, dificilmente embaraça ou retém sujeira. Exige apenas cuidados de higiene básica, bastando banhos e escovações ocasionais. A única cirurgia estética é a remoção dos ergots (5os dedos) entre 5 a 7 dias de vida. Altura: macho, de 64 a 70 cm. Fêmea, de 58 a 66 cm.

continue lendo

fonte : http://www.petbrazil.com.br/

Um comentário:

Unknown disse...

Eles são realmente lindos.
Olhe os meus: http://www.canillionsmountain.com.br/