Páginas

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

PASTOR ALEMÃO



Existem diferentes teorias sobre as origens do Pastor Alemão: alguns dizem que a raça foi resultado do cruzamento entre diversas raças de cães pastores na Alemanha; outros dizem que foi o resultado espontâneo do cruzamento de cadelas pastoras e lobos. De qualquer modo, sabe-se que o primeiro registro de um cachorro "Pastor Alemão" data de 1882, em Hanover. O crédito pelo desenvolvimento da raça costuma ser dado a um criador chamado von Stephanitz. A raça começou sua expansão pelo mundo após a 1ª Guerra Mundial, quando alguns exemplares foram levados da Alemanha para a Inglaterra. Nesta época, no entanto, era conhecido pelo nome de Pastor da Alsácia, uma vez que considerava-se inadequado que o nome da raça pudesse invocar a lembranças da guerra contra a Alemanha. Apenas em 1931 o Kennel Clube da Inglaterra autorizou que a raça voltasse a ser conhecida como Pastor Alemão.


Esta raça provavelmente é a mais reconhecida no mundo inteiro. O Pastor Alemão é um cão de trabalho muito versátil, sendo treinado para as mais variadas tarefas: guarda, guia, resgate etc. Mais do que isso, é uma excelente companhia para toda a família. O Pastor Alemão é um cão extremamente inteligente, calmo e, geralmente, de temperamento equilibrado. Apresenta uma pelagem dupla, com grande variação de cor (exceto o branco), que requer escovação diária. O Pastor Alemão, um cão de grande porte, demanda uma área espaçosa da casa e deve ser exercitado diariamente.


Ele gosta de se sentir útil e precisa receber atenção. Caso contrário encontrará sozinho formas de se divertir, que causarão aborrecimentos ao dono. Por isso, ao adquirir um Pastor Alemão, você e sua família devem assumir o compromisso de treinar o filhote. Alguns exemplares apresentam uma personalidade mais dominante do que as outras raças, daí sua teimosia, e demandam um treinamento mais cuidadoso.






O Pastor Alemão Rin Tin Tin, o pet mais famoso do cinema, foi encontrado em uma trincheira na Alemanha e levado para os Estados Unidos após a Primeira Guerra Mundial. Rin Tin Tin foi treinado e tornou-se um grande astro do cinema e o herói das crianças. Seus descendentes representaram este personagem no seriado da televisão que levou seu nome por muitos anos.
Rin Tin Tin era uma série sobre um cão que acompanhava uma unidade da cavalaria dos EUA. O melhor amigo de Rin Tin Tin era o Cabo Rusty, um garoto que perdeu os pais em um ataque dos índios e foi adotado pela corporação, se tornando uma espécie de mascote. Sempre que havia algum problema e Rusty necessitava da ajuda de seu amigo canino ele griitava ("Yo ho Rinty!"). Todos viviam em um forte apache, no Arizona.

Porte: Grande

Origem: Alemanha


Curiosidade: Por conta de seu temperamento calmo e atento, o Pastor Alemão foi o primeiro cão a guiar cegos no mundo.


História
Durante 3 mil anos, os alemães aprimoraram seus cães de pastoreio até chegar ao Pastor Alemão, em 1882, por Max von Stephanitz. Foi o cão de guerra escolhido pelo exército do Kaiser na Primeira Guerra Mundial, apesar de ser uma raça originalmente de pastoreio de ovelhas. Até então, o Pastor Alemão só podia ser encontrado na Alemanha e em poucos locais dos Estados Unidos e Inglaterra. Ao fim da guerra, muitos oficiais do exército retornaram para casa com um exemplar da raça, disseminando o Pastor Alemão pelos demais continentes.

Nenhum comentário: