Páginas

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

CHINESE CRESTED ou CÃO CRISTADO CHINÊS


O Chinese Crested ou Cão Cristado Chinês, outrora conhecido como Cão Chinês Comestível, descende de um ascendente africano sem pêlos. A seleção dos menores cães em cada ninhada, para reprodução, produziu o atual tamanho miniatura. Estes cães navegavam com os marinheiros chineses, eliminando animais daninhos dos navios, e eram vendidos a comerciantes em portos do mundo todo. No seculo XVIII, viveram na África, Ásia, Europa e nas Américas.
Atualmente, existe tanto o tipo sem pêlos como tipo pompom, freqüentemente na mesma ninhada. Surpreendentemente, uns têm apenas pêlos na cabeça, nos pés, na extremidade da cauda e, eventualmente, um pouco no dorso, enquanto que os outros são totalmente cobertos e têm aparência diferente entre si. O Chinese Crested libera o calor através de glândulas sudoríparas, em vez de fazê-lo pelo método canino usual de resfolegar.
De uma mesma ninhada podem nascer filhotes pelados, peludos ou com algum pêlo. Estes últimos têm apenas pêlos na cabeça, nos pés, na extremidade da cauda e, eventualmente, um pouco no dorso,Já os peludos, chamados em inglês de Powder Puff (Pompom), podem ter pelagens de comprimento variado, de textura macia, sedosa e quase lisa, com subpêlo curto e sedoso ou pêlos finos e longos, acima do subpêlo. Tanto os pelados quanto os peludos são fundamentais para garantir o equilíbrio da raça. Em geral, o pelado tem dentes esparsos, muitas vezes sem os pré-molares, enquanto o peludo tem os dentes completos.


Nenhum comentário: