Páginas

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

ABISSÍNIO

É originário da antiga região da Abissínia (hoje Etiópia), chegou à Europa por volta de 1800 levado por viajantes que retornavam das colônias inglesas na África. Desde aquela época o Abissínio se manteve quase inalterado no que diz respeito à sua constituição física, com seu porte levemente robusto e ligeiramente longilíneo. Sua aparência chega a ser a de um gato selvagem, fato que o torna muito atraente em todo o mundo.
A Inglaterra é considerada o berço da raça, a qual resultou do cruzamento entre exemplares trazidos inicialmente da Abissínia por soldados britânicos, com outros gatos ingleses vermelhos, prata e tigrados. O exército inglês deixou a Abissínia em maio de 1868, época em que esses gatos entraram pela primeira vez na Inglaterra.O Abissínio foi reconhecido oficialmente em 1882 na Inglaterra.
No livro Inglês, de Gordon Staples, "Cats, Their Points, Etc.", publicado em 1874, há a primeira menção ao gato abissínio. Nele aparece "Zula", propriedade da esposa do Capitão Barret-Lennard. Esse gato foi trazido após a guerra.
No Brasil, não é uma das raças mais populares, apesar de o estado do Rio de Janeiro possuir bons e destacados criadores de Abissínio. Em outros países a situação é um pouco diferente. Nos EUA e Inglaterra existem clubes de criação representativos que congregam até centenas de criadores. Estes se encarregam do trabalho de criação e divulgação da raça.

Porte: Médio

Origem: Egito

Curiosidade: Esta raça é muito semelhante, nos hábitos e na aparência, à deusa gata Bast, do Egito antigo. Algumas espécies foram encontradas mumificadas junto às tumbas dos faraós.

História.

Acredita-se que a raça tenha chegado na Inglaterra por volta de 1868, levado por algum diplomata da Etiópia.

Nenhum comentário: