Páginas

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Basenji

O cão Basenji foi desenvolvido na África para a caçar. "Basenji" é uma palavra africana que designa "coisa do mato" e também é conhecido como Terrier do Congo. Os exploradores europeus descobriram a raça em meados do século XIX, no Congo e no sul do Sudão, e os primeiros Basenji chegaram à Grã-Bretanha em 1895.

A sua peersonalidade é inteligente e ativo, ele é brincalhão e afetuoso. É um cão alerta, dócil com os humanos mas desconfiado com estranhos. Muito silencioso, é chamado de "o cão que não late". Basenjis são extremamente limpos e cuidam de sua aparência com tanto esmero quanto um gato. Não é raro vê-los lambendo as patas e depois passando no rosto. Eles se dedicam por horas ao seu próprio tratamento de beleza.
Saúde: O Basenji é um cão propenso a perda gradativa da visão, que acontece a partir dos primeiros seis meses de idade e para a qual não existe tratamento. A Atrofia progressiva da retina, assim chamada, pode levar à cegueira. Síndrome de Fanconi é outra patologia que compromete o funcionamento dos rins do cão. Uma doença muito comum entre eles é chamada enteropatia do Basenji que acomete o trato gastro-intestinal.
Atividade: Esses cães são cheios de energia e adoram caminhar e correr, mas nunca deveriam ser deixados livres, sem guia, se o local não for totalmente cercado e seguro.
Pelagem: curtaMuito curto, lustroso e muito fino. A pele é muito maleável.
Origem: Zaire, África Central

Porte: P

Peso Médio: 10,5 kgs

Função: Companhia
Companhia, guarda e caça de pequenos animais. Porém, por não latir muito, esta raça não é considerado um bom cão de guarda.

Nenhum comentário: