Páginas

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Airedale Terrier



Um cão de pêlo duro e sub-pêlo oleoso, excelente para caça na água, pois seu pelo é praticamente impermeável e resistente ao frio. Dotado de um olfato apuradíssimo, ele foi desenvolvido para caçar nútrias dentro da sua toca, que se localizavam às margens dos rios.
São cães de tamanho médio, expressão atenta e movimentos muito ágeis e precisos.A altura varia de 58,5 à 61cm. na altura da cernelha para os machos, e de 50 à 58,5cm nas fêmeas e o peso é, em média, de 20 kg.
Mandibula possante e comprida, é mesmo a mais possante dos canideos conseguindo com facilidade partir, agarrar e rasgar.
Tem um pelo muito duro e resistente encaracolado, com tons do beige ao cobre quase fulvo e dorso preto. Excelente pisteiro pelo olfacto apurado. Como cão doméstico é extramamente fiel, verdadeiro "cão de um só dono", escolhe na familia um alvo de protecção que segue e proteje acima dos outros, que respeita e acompanha cegamente.
Normalmente essa pessoa não será aquela a quem obedece quando, como grande brincalhão estouvado que é, estiver a fazer arruaça. Na maior parte do tempo tem um comportamento independente, aliás gosta da sua independencia.

Nenhum comentário: