Páginas

domingo, 13 de setembro de 2009

Canário



Esta ave tem origem nas ilhas Espanholas das Canárias, na costa ocidental do continente africano, sendo por esse motivo bafejadas com os ventos quentes que vêm do Saara. O tempo agradável que durante todo o ano abençoa este território pode ter tido influência para a sua sobrevivência neste arquipélago.

Quando os primeiros navegadores trouxeram este animal para a Europa continental, estavam muito longe de saber o que iria acontecer cinco séculos depois, quando o Canário se tornou uma ave de companhia em muitas habitações, principalmente no sul da Europa, nos países mediterrânicos, e no Brasil.

O belo canto do macho depressa cativou a atenção destes homens do mar, que prontamente capturaram os primeiros espécimes, para trazer na volta para casa.



Nome científico: Serinus canaria

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Fringillidae
Género: Serinus
Espécie: canaria

Outros nomes
Canário-do-reino ou Canarinho

Continue Lendo:

Manon


É um pássaro dócil, muito esperto de aparência discreta, fácil de criar, com o tamanho aproximado de 11 cm, adora tomar banho todos os dias não faz nenhuma exigência de local, se adapta tanto no calor quanto no frio. É da família dos Estrildinos com cores que variam do preto ao branco, marrom e canela. Ele choca o ano todo, e ainda é considerado uma ótima ama seca, além de criar muito bem seus filhotes, ainda ajuda na criação de outros exemplares. Não existe diferença entre o macho e a fêmea, o ideal, é deixar junto em uma gaiola vários pássaros, e ficar observando, o primeiro que começar a emitir um som ( cantando ) e que é fácil de identificá-lo, provavelmente esse é um macho. Para você ter sucesso na sua criação, todos os procedimentos como iluminação, local, as gaiolas, o casal ( matrizes ) filhotes, tudo isso é muito bonito, mas o que fará com que tenha realmente sucesso é a higiene ( limpeza ). Não descuide desse item: manter limpo o local onde ficam as gaiolas, os poleiros, a alimentação. Sendo assim só terá pássaros sadios sem problema de doenças.Quem pensa que a ama-seca de antigamente não existe mais, não conhece o Manon, um pássaro que além de chocar o ano inteiro, também cuida dos filhotes dos outros.

Com a super valorização da eficiência nos anos 80, virou "caretice" ficar em casa, cuidando dos filhos e constituindo uma feliz e prolífera família. Quem acha que os velhos tempos estão enterrados de vez, precisa conhecer o Manon, este pássaro de aparência discreta, mas cuja eficiência se processa de outra forma. Sem ele, muitas espécies praticamente não existiriam em cativeiro e por uma razão muito especial: ele é doído por sua prole. E não apenas pelos seus filhotes, mas também pelos de outros pássaros da mesma família, que ele cria sem o menor preconceito. Foram esses dotes de "pai adotivo" que lhe valeram a consideração dos criadores não apenas no Brasil, como em todo do mundo. Afinal, Manon é pai e mãe para toda hora, exatamente nos moldes de antigamente. Originário da Ásia, este pássaro é membro da família dos Estrildinos e, ao contrário de muitas aves, surgiu graças à intervenção do homem. O Manon é resultado de uma seleção de criadores japoneses a partir da espécie silvestre Lonchura striata - raríssima hoje em dia. Com aproximadamente 11cm de tamanho, ele habitava as regiões da Índia, China Meridional, Taiwan, sendo encontrado desde o Sul até Sumatra.

fonte:http://br.geocities.com/gilsomarco/bodyymanon.html